Pular para o conteúdo

Viver em santidade – Levítico 11:1-3

Esboço de Pregação em Levítico 11:1-3 – “E FALOU o SENHOR a Moisés e a Arão, dizendo-lhes: Fala aos filhos de Israel, dizendo: Estes são os animais, que comereis dentre todos os animais que há sobre a terra; Dentre os animais, todo o que tem unhas fendidas, e a fenda das unhas se divide em duas, e rumina, deles comereis.”

Introdução de Levítico 11:1-3

A mensagem central do terceiro livro do Pentateuco denominado de Levítico pela versão Septuagésima que foi a tradução do hebraico para a língua grega é a santidade.

Mas o que é santidade?

É ter uma vida separada do mundo de pecado e ser dirigido pelo Senhor.
O Livro de Levítico, no capítulo 11,vemos como o Senhor faz uma descrição admirável em pormenores dos animais, aves, peixes e répteis, dando ao Seu povo o conhecimento da sua vontade para poderem conhecer os que eram limpos e os que eram imundos.

Desenvolvimento de Levítico 11:1-3

A Palavra descreve que são duas características que eram essenciais para se poderem considerar limpos, era preciso que remoessem e tivessem as unhas fendidas.
“Tudo o que tem unhas fendidas, e a fenda das unhas se divide em duas, e remói, entre os animais, aquilo comereis.” Um só destes sinais seria insuficiente para determinar a pureza segundo a lei cerimonial. Exigia-se a existência dos dois. Essas duas características são imprescindíveis para aqueles querem viver em santidade.
Podemos extrair lições para a nossa vida Espiritual.

1- Ruminar = Ação da Palavra de DEUS no nosso interior

“A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao SENHOR com graça em vosso coração.” Colossenses 3:16
A ação de ruminar exprime o processo natural de “digerir interiormente” os alimentos que se comem.
A digestão é fundamental para que o corpo receba os nutrientes dos alimentos que será fundamental para alimentar, fortalecer e manutenção da vida.
Da mesma forma, o efeito é Maravilhoso e eficaz da Palavra Revelada na vida do servo. São inúmeros, podemos citar alguns como refrigério, consolo, fortalecimento, vida eterna.
A Palavra na letra alimenta o intelecto, mas a revelação alimenta alma.

Para o servo de DEUS o ruminar significa alimentar da Palavra Revelada e aplicar todo o seu ensino ao nosso viver.
O ruminar mostra ação da Palavra na vida do Homem. E essa ação é de dentro para fora.

2- Unhas Fendidas = O caminhar do servo

“Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou.” 1 João 2:6
É preciso observar também o andar do animal— devia observar as marcas deixadas por cada movimento —, devia olhar para o resultado de ter as unhas fendidas.

Essa outra característica nos mostra que o caminhar no servo deixa uma marca:

A marca do amor;
A marca da fidelidade;
A marca da renúncia, entre outras.
As unhas fendidas não eram característica suficiente se não fossem acompanhadas pela faculdade de remoer. Em suma, as duas coisas eram inseparáveis no caso de cada animal limpo; quanto à aplicação espiritual, é da máxima importância do ponto de vista prático.
O valor de cada característica depende da sua inseparável relação com a outra.
A Palavra de DEUS não pode ser vivida em parte, temos que viver na sua totalidade o projeto de Salvação.

Conclusão

Estes dois elementos – ruminar= entender e aplicar a Palavra de DEUS e as unhas fendidas, um caminhar que demonstre que somos novas criaturas, são essenciais para os servos viverem uma vida de santidade a Deus.


Mais conteúdo

O SENHOR É POR NÓS NO DIA DA ANGÚSTIA – Naum 1:7

O QUE VOCÊ QUER VER? – Êxodo 33:18-23

O QUERITE NA VIDA DE ELIAS – 1 Reis:17-2

JESUS, NOSSA ALEGRIA! ‬- Isaías 9:3

1 Tessalonicenses 5:17 – “Orai sem cessar.”

As viagens do Apóstolo PEDRO – Atos 1:8

SERVO DEVEDOR – Colossenses 3:3

NOSSO ALVO – Filipenses 3:14


Proibida a cópia para usuários comuns!