Pular para o conteúdo

ORANDO NO ESPÍRITO – Efésios 6:18

ORANDO NO ESPÍRITO

Efésios 6:18; Judas 1:20
“Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos”
“Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo”

O que é orar no Espírito?

Orar no Espírito é orar de acordo com a liderança do Espírito. É orar por coisas que o Espírito nos leva a falar. Paulo em I Cor 12:7-10 orou pela remoção do espinho na carne, mas Deus não tirou o seu fardo. O ES interpreta esses fardos apresentados em oração de maneira tal que não conseguimos expressar. Podemos confiar na intercessão do ES, pois Ele intercede de acordo com a vontade de Deus (v27). É como se o ES arrumasse a oração para nós antes que ela chegasse em Deus.

Romanos 8:26 diz: “Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis”.

Qual o objetivo da oração no Espírito?

No geral podemos resumir que Paulo e Judas estimulavam a igreja a orar com um objetivo: edificar o crente e a obra de Deus…pra que o propósito de Deus fosse cumprido.
“…para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra, para, com intrepidez, fazer conhecido o mistério do evangelho…” (Efésios 6:18-19)
“…edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé…” (Judas 1:20)

Qual o oposto de orar no Espírito?

O oposto seria orar na carne, ou seja, orar segundo a nossa vontade e não a de Deus. Tiago falou muito bem o que era orar na carne: “pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres” (Tiago 4:3). Aqui temos o contraste claro de uma oração que não é no Espírito.

Outros exemplos:

A oração de Davi para que seu filho não morresse não era no espírito porque Deus já havia dito que seu filho morreria. (IISm 12:14,16)
A oração de Paulo para ir a Ásia não era no espírito porque Deu s os queria conduzir a Filipos, onde Lídia seria convertida (At 16:6)

Pedro quando defende Jesus para que não morra não estava no Espírito (Jô 18: 10) porque era projeto de Deus que Jesus fosse levado à cruz. Impedir isso era ir contra a vontade de Deus, ainda que fosse doloroso para Pedro aceitar tudo aquilo. Nem sempre a vontade de Deus vai ser algo confortável para nós. Muitas vezes Ele nos tira da nossa zona de conforto, nos desperta, nos faz passar pelas situações das quais mais tememos, para que Ele nos molde, nos ensine a confiar Nele e forme Seu caráter em nós.

Já Jesus nos mostra o que é uma oração no Espírito: “E dizia: Aba, Pai, tudo te é possível; passa de mim este cálice; contudo, não seja o que eu quero, e sim o que tu queres” (Marcos 14:36).

Outros exemplos:
A oração de Jesus por Lázaro foi para que a glória de Deus fosse manifesta (Jo 11: 4, 43). Uma oração no Espírito que tinha como objetivo a glória de Deus, a salvação de muitos.
A oração de Jonas estava no Espírito quando ele orou dentro do peixe porque ele agora entendeu a vontade de Deus para sua vida.

E como isso se dá na prática?

Só podemos orar no Espírito se estivermos andando no Espírito.
Deus tem um plano maravilhosos para as nossas vidas, mas para que desfrutemos desse plano, precisamos obedecer a Ele de forma radical. Deus coloca o Seu ES em nós para nos conduzir a perfeita paz.

Podemos estar emocionalmente inclinados a fazer algo que parece ser de Deus, mas depois de algum tempo descobrir que talvez seja uma boa ideia com boas intenções, mas que não pode dar certo sem o poder da unção de Deus. Entretanto, Deus não é obrigado a terminar nada que Ele não tenha começado. Podemos orar sobre os projetos que começamos, mas n ão podemos ficar chateados com Deus se Ele não os completar para nós.

Pedro não sabia o que fazer depois que Jesus ressuscitou, então voltou pra pescar (Jo 21:2 -18).
Eles pescaram a noite toda, mas não acharam nada. As decisões emocionais geralmente nos deixam sem “pegar nada”, elas não nos satisfazem. Jesus mandou lançarem a rede do lado direito e pegaram a rede lotada. A pergunta de Jesus foi: você tá conseguindo pegar alguma coisa nessa sua tentativa? Essa é uma pergunta que devemos fazer a nós mesmos.

Quando fazemos as coisas fora do Espírito, podemos tentar mudar as coisas, as situações, até as pessoas ou a nós mesmos ou fazer com que algo que fazemos para Deus floresça, cresça, podemos trabalhar sem parar e ainda não termos resultado algum do nosso trabalho. Você conseguiu pescar algo? Conseguiu alcançar algum objetivo?

Então talvez essa sua decisão não tenha sido tomada no ES. Se você orar a Deus no Espírito, Ele te dirá o que fazer, de que lado lançar a rede, como lançar e quando.

Jo 21:18 “ quando for velho, outra pessoa o levará para onde você não deseja ir”

Se realmente desejamos fazer a perfeita vontade de Deus, Ele pode nos pedir para fazer coisas que não desejamos fazer. Isso já aconteceu com vocês? Compartilhe conosco sua experiência! Se realmente O amamos, deixaremos que Ele faça as coisas do jeito Dele em nossas vidas.

Quando nos convertemos, fazíamos o que queríamos, mas agora já amadurecidos, devemos estender a nossa mão e nos render a Deus e deixar que Ele nos conduza.
Quando acordamos de manhã, devemos fazer a escolha de andar no Espírito, de ter a mente de Cristo, devemos firmar os nosso pensamentos em andar dentro da vontade de Deus, mesmo que eu precise sofrer na carne para fazer a vontade de Deus.

Paulo acreditava cegamente que estava fazendo a vontade de Deus quando perseguia os cristãos,
ele era cheio de zelo religioso, mas Deus o corrigiu e ele se submeteu quando perguntou “o que queres
que te faça?”. Ser religioso não é igual a ser espiritual. Tanto que Jesus vivia repreendendo os fariseus porque eram como sepulcros caiados.

As pessoas religiosas geralmente são aquelas que seguem fórmulas e fazem boas obras pra merecer o favor de Deus, mas normalmente não têm um relacionamento íntimo com Ele.
A nossa oração nunca será no Espírito se for contra a palavra. Por exemplo, orar para que Deus faça mal a alguém que nos fez mal. Isso é contra a palavra pq ela diz que devemos amar nossos inimigos, perdoar e orar por eles.
A oração no Espírito requer que ouçamos a voz de Deus. Para isso, precisamos exercitar ouvir Sua voz, passar tempo com Ele, fazer calar todas as vozes que existem dentro de nós para que escutemos apenas a Sua voz.

Resumindo…
Orar no Espírito exige que nos conectemos com a vontade de Deus e anulemos muitas vezes nossas vontades que não estão de acordo com os planos de Deus.


Mais conteúdo

ORAÇÃO – Efésios 3:14-15

NÃO VOS CONFORMEIS COM O MUNDO – Romanos 12:2

CULTO DE ORAÇÃO – Zacarias 10:1

DENTRO DO BARCO – Mateus 14:22

GRATIDÃO PELA SALVAÇÃO – Efésios 1:13

SALVAÇÃO – EFÉSIOS 1:4–5

Mistério de Deus – Efésios 1:3

ETERNIDADE – Efésios 4:7-9

O sacerdócio universal do crente – Efésios 2:18-21

Família de Deus – Efésios 2:19


👇 Vale um click

Não largue seu emprego até que você

Como guardar Dinheiro ganhando pouco

Em que fase financeira você está?

O que te motiva a ganhar dinheiro?

Comprei na internet e não recebi o produto

Proibida a cópia para usuários comuns!