Dez leprosos – Pregação
Esboço de Pregação em Lucas 17:11-19 – E, entrando numa certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez homens leprosos, os quais pararam de longe.15 E um deles, vendo que estava são, voltou glorificando a Deus em alta voz.
Introdução de Lucas 17:11-19
Os leprosos deveriam manter-se distantes, ficando separados da sociedade (Lv 13:21,45-46; 14:2). Em êxodo 4:6 a lei prescrevia 100 passos ou 90 m de distância entre os leprosos e o povo. A lepra, tira a sensibilidade da pele como 0 pecado da alma, lepra colocava-os isolados e o pecado também.
Desenvolvimento de Lucas 17:11-19
Pararam de longe: o pecado põe o homem distante do Senhor. Mas a voz do pecador, ainda que de longe, é ouvida pelo Senhor. .tem compaixão de nós!”- Era um estado de profunda necessidade de compaixão: só encontrou resposta em Jesus. Mostrar-se aos sacerdotes: só Jesus pôde dar cumprimento à lei dada por Moisés, pois somente Ele curou leprosos. E indo eles, ficaram limpos: foram pela Palavra de Jesus, ficaram limpos.
O homem vem doente, volta curado. Vem triste, volta alegre. Quando passa a andar pela Palavra de Jesus, fica limpo. Os Outros Nove (judeus).
Somos um dos 9 quando esquecemos de agradecer (saúde, emprego, porta aberta, etc.). Seja grato. A fé salvadora é para aquele que volta a Jesus.
O Estrangeiro gentio (igreja). Os demais, que eram a maioria, ficaram com a bênção da cura de Jesus, para viverem somente esta vida aqui.
A fé salvadora é para aquele que comparece diante de Jesus, com um gesto de gratidão a Deus por aquilo que lhe foi concedido pelo Senhor. A Igreja procede assim todos os dias. “A tua fé te salvou” -Que fé é esta? – A fé salvadora.
Conclusão de Lucas 17:11-19
A igreja volta a cada dia num gesto de gratidão. Jesus diz como disse ao que voltou. V19 vai, a tua fé te salvou”.
A ceia e os convidados – Lucas 14:15-24
Mancebo de qualidade – Lucas 18:18-22