Pular para o conteúdo

A VIÚVA DE NAIM – Lucas 7:11-16

A VIÚVA DE NAIM

Lucas 7:11-16 – “E aconteceu que, no dia seguinte, ele foi à cidade chamada Naim, e com ele iam muitos dos seus discípulos, e uma grande multidão; E, quando chegou perto da porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho único de sua mãe, que era viúva; e com ela ia uma grande multidão da cidade. E, vendo-a, o Senhor moveu-se de íntima compaixão por ela, e disse-lhe: Não chores. E, chegando-se, tocou o esquife (e os que o levavam pararam), e disse: Jovem, a ti te digo: Levanta-te. E o que fora defunto assentou-se, e começou a falar. E entregou-o à sua mãe. E de todos se apoderou o temor, e glorificavam a Deus, dizendo: Um grande profeta se levantou entre nós, e Deus visitou o seu povo.”

INTRODUÇÃO

O texto relata a triste história de uma mulher que já havia perdido seu marido e, agora também seu filho. Mas para sua alegria, Jesus veio ao seu encontro para transformar a morte em vida e para trazer a solução ao problema que aquela mulher tinha.

DESENVOLVIMENTO

O texto fala de duas multidões; uma, seguia a Jesus e glorificava a Deus porque viam a bênção e os milagres de perto; outra chorava porque havia morte.

Para uma multidão, a morte (o jovem defunto) era o assunto principal, enquanto para outra a vida(Jesus) era o que os fazia sorrir e se alegrarem. 

-> Enquanto o mundo chora suas perdas e valoriza o que não agrada ao Senhor, há um povo que se regozija porque Jesus está em nosso meio.

Naquela época, nos cortejos fúnebres, as pessoas costumavam colocar belas roupas e estarem bem apresentáveis. Quem olhasse de longe poderia até achar bonito, pois era um grupo de pessoas bem vestidas, adornadas. Mas quando se aproximavam viam que só havia tristeza e choro. 

-> O mundo tem seus chamativos,suas vitrines e suas ilusões, mas mesmo envolvido com tudo isso, a morte espiritual está presente e trazendo aflições e tristezas à alma. 

“E vendo-a, o Senhor moveu-se de íntima compaixão…” -> um dia o olhar de misericórdia do Senhor veio sobre nós e Ele viu o nossa dor e que estávamos entregues à morte.

Jesus foi em direção àquela multidão (e era inaceitável que se interrompesse um velório), pois só Jesus pode interromper a morte. Quando Jesus nos encontrou, não contamos mais os dias para a morte,mas para a vida eterna.

“Não chores…” -> o Senhor enxugou as nossas lágrimas e nos deu a alegria da salvação.

“…tocou o esquife…” -> segundo A lei, a pessoa que tocasse em algum morto ou vestes de um morto, ou caixão, seria lançado fora do arraial. Jesus assumiu a nossa cu lpa e nossa morte e por isso Ele veio ao mundo, sendo lançado do arraial de Deus (a eternidade).

Mas porque Ele não tocou no jovem? Porque ele tocou no caixão?

Ao tocar na madeira, ele trouxe vida ao jovem -> o seu corpo cravado na cruz trouxe vida eterna a todos que creem.

CONCLUSÃO

“Levanta-te” -> Jesus está te chamando; muda de posição, pois em Jesus você tem vida nova. Ele é a ressurreição e a vida, e tragada foi a morte na vitória; nossa vitória está em Jesus Cristo.


Mais conteúdo

LEVITA, ESTRANGEIRO E VIÚVA – Deuteronômio 26:13

A MEDIDA DE DEUS – Lucas 5:3

O NOME DA BÊNÇÃO É JOÃO – Lucas 1:13

VIDA DE ORAÇÃO – 1 Tessalonicenses 5:17

O SELO DO REI NÃO SE PODE REVOGAR – Ester 8:8

O SENHOR É MEU PASTOR – Salmo 23

Reprime a voz do teu choro… Jeremias 31:16-17

Mulheres da Bíblia em PDF


Vale um click!

Comprei na internet e não recebi o produto

Ganhe dinheiro vendendo objetos que não utiliza mais

Cartão de crédito Digio

Ganhe dinheiro com produtos digitais e afiliados

Cartão de crédito zero anuidade Will Bank

Cartão de crédito da CAIXA liberado via aplicativo

Cartão de crédito mesmo negativado?


Proibida a cópia para usuários comuns!