Sete atitudes de um adorador – Pregação em Gênesis 22:1-9

Esboço de pregação em Gênesis 22:1-9 – “E aconteceu depois destas coisas, que provou Deus a Abraão, e disse-lhe: Abraão!

E ele disse: Eis-me aqui. E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi.

Então se levantou Abraão pela manhã de madrugada, e albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque, seu filho; e cortou lenha para o holocausto, e levantou -se, e foi ao lugar que Deus lhe dissera. Ao terceiro dia levantou Abraão os seus olhos, e viu o lugar de longe.

E disse Abraão a seus moços: ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o moço iremos até ali; e havendo adorado, tornaremos a vós. E tomou Abraão a lenha do holocausto, e pô -la sobre Isaque, seu filho; e ele tomou o fogo e o cutelo na sua mão, e foram ambos juntos.

Então falou Isaque a Abraão, seu pai, e disse: meu pai! E ele disse: Eis-me aqui, meu filho! E ele disse: Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto? E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos.

E chegaram ao lugar que Deus lhe dissera, e edificou Abraão ali um altar e pôs em ordem a lenha, e amarrou a Isaque seu filho, e deitou-o sobre o altar em cima da lenha.

Desenvolvimento

1) Oferece em holocausto teu filho, teu único filho a quem amas: Abraão não questionou e mesmo na provação foi adorar ao Senhor. Eu e o moço iremos adorar. A Igreja Fiel adora a Deus independente das circunstâncias.

2) Ficam os moços: a adoração e a expressão de uma experiência individual com o Senhor. Os moços não iam entender o que Abraão iria fazer por que não tinham a revelação.

3) Fica o jumento (força): a adoração precisa ser em espírito e em verdade. O jumento fala de tudo aquilo que não está ligado ao espírito, logo, que está ligado à razão ou ao conhecimento. Ex.: Que proveito há no louvor do GL com muita técnica, mas sem o Espírito?

4) Onde está o Cordeiro?: essa pergunta de Isaque ressalta que não pode haver adoração sem o Cordeiro. O Cordeiro e a razão da subida para o monte da adoração. Por que Dele, por Ele e para

Ele é todas as coisas. Glória, pois a ele eternamente. Amém.

5) Deus proverá: Abraão viu o que ninguém viu. Abraão sabia que Deus tinha a solução. A fé também precisa estar presente na adoração. Cantamos louvores que proclamam a nossa vitória, isso é fé, mesmo na provação.

6) Chegou no lugar que Deus mostrou: a adoração ocorre na revelação, porque a revelação aponta para o Cordeiro. Não podia ser em qualquer monte. No monte que Deus mostrou, o Cordeiro estaria presente.

7) Edificou um altar: o verdadeiro adorador é aquele que tem a sua vida edificada no Senhor, que canta aquilo que vive. O altar fala da entrega, da sinceridade, da gratidão.


Mais conteúdo

COMO O SERVO DEVE INICIAR SUA CAMINHADA – Gênesis 12:4

ASSENTAR A MESA – 1 Coríntios 5:7-8

OS DOIS CERCOS – 2 Reis 6:15-17

ETERNIDADE – Gênesis 1:13

VIDAS SEM FORMA E VAZIAS – Gênesis 1:1-4

Meu Pai trabalha até agora – João 5:17

DEUS LEMBRA-SE DE SEUS FILHOS – Lucas 23:42

JESUS O TEU PRÓXIMO – Lucas 10:29

A igreja e seus mistérios – Cantares 1:1-3