SALVAÇÃO – UM PROJETO ETERNO
Eclesiastes 1:5,9-10
“Nasce o sol, e o sol se põe, e apressa-se e volta ao seu lugar de onde nasceu.
O que foi, isso é o que há de ser; e o que se fez, isso se fará; de modo que nada há de novo debaixo do sol. Há alguma coisa de que se possa dizer: Vê, isto é novo? Já foi nos séculos passados, que foram antes de nós.”

INTRODUÇÃO

Quando lemos esse texto, vemos a linda história da salvação, de momentos que já se passaram, que estão presentes, e que serão futuros, porque a salvação se consiste em algo eterno, não apenas salvar o homem para esta vida, ou para viver com Jesus apenas essa vida, mas a salvação consiste em um resgate que dá início no nosso plano terreno, e depois não terá fim quando subirmos para o plano eterno, onde não existe fim.

DESENVOLVIMENTO

“Levanta-se o sol…”
Para um básico entendimento, Jesus é o sol dá justiça, centro do projeto de salvação.
Quando João viu Jesus na eternidade, disse q ” o nome pela qual se chama é a palavra”, quando ele vem a terra, o seu nome é Jesus- salvação, porque a eternidade não precisa de salvação, quando o texto diz levanta-se o sol, o projeto de salvação que já estava projetado por Deus começa a se desenvolver, porque Jesus, o sol dá justiça, levantou-se do trono a fim de trazer a justa salvação para a terra.

“E põe-se o sol…”
O sol se pôr, é descrição de quando ele vem na terra, quando ele disse que era a luz do mundo, e é a luz que brilhou sobre todos aqueles que creram na sua palavra. Veio pra ser “homem de dores e que sabe o que é sofrer”, quando o sol se pôs, a luz da sua justiça brilhou sobre nós e quando ele foi crucificado a sua luz nos justificou.

“E volta ao seu lugar…”
Foi quando Jesus depois de ser crucificado, voltou para o seu lugar onde como rei não precisava ter saído, mas fez isso com muito amor. Mas não nos deixou órfãos mas deixou o seu espírito santo para nos preparar para o momento seguinte:

“Onde nasce de novo”
Não significa que Jesus virá dar a sua vida de novo, mas significa que todo o propósito dá salvação estará cumprido, (levar o homem para o céu) será o dia que o sol vai nascer, e como num piscar de olhos nós seremos arrebatados.

CONCLUSÃO

“O que foi é o que há de ser…”
O projeto está estabelecido antes da fundação do mundo, o que foi é o mesmo que há de ser, o mesmo que salvou é o mesmo que nos levará para o céu, porque dele e por ele e para ele são todas as coisas.


JESUS É A ALEGRIA DA SALVAÇÃO ‬ – João 16:22

Tira da prata as escórias – Provérbios 24:5

OS QUE ESCAPARAM – Jeremias 51:50

MENSAGENS PARA FAMÍLIA – 1 Samuel 17:17-18

JESUS, NOSSA ALEGRIA! ‬- Isaías 9:3

A EDIFICAÇÃO DO TEMPLO DO SENHOR – 1 Crônicas 28:10