PREÇO PAGO

Filemom 1:18 “E, se te fez algum dano, ou te deve alguma coisa, põe isso à minha conta.”

INTRODUÇÃO

A carta a Filemon está entre as belas cartas de amor. Pois fala da reconciliação e ela somente é possível pelo perdão que somente quem ama perdoa.

DESENVOLVIMENTO

Onésimo (útil) havia fugido de seu senhor causando-lhe grandes danos e perdas. Assim o homem em pecado se afastou se seu Senhor fugindo levou consigo uma grande dívida, pois fugiu de seu dono, seu Senhor (a quem ele deveria servir).

Em Roma Onésimo foi evangelizado por Paulo (que aqui representa o Espírito Santo) convencido de seu pecado, reconheceu que tinha um Senhor a quem pertencia e que para a casa de seu Senhor devia voltar. O Espírito Santo o convenceu do pecado, da justiça e do juízo.

Filemon agora servo de Deus (representando o próprio Deus) receberia o servo que o roubou e fugir trazendo em suas mãos uma carta do Espírito Santo (mostrando que agora ele era nova criatura -antes inútil pecador servos de suas próprias vontades e desejos de viver longe da casa de seu Senhor -, agora útil = Onésimo)

Vós sois a carta de Cristo e nessa carta o Espírito Santo diz ao Pai que Jesus já pagou o preço. É semelhante a parábola do bom samaritano em que quando ele retornasse pagaria o que mais houvesse gasto.

Paulo ficou por fiador. Nosso fiador diante do Pai é Cristo.
Onésimo volta reconciliado, perdoado porque o Pai que nos ama nos recebe porque a carta do Espírito Santo afirma que agora seremos úteis na realização da obra. Nosso lugar é na casa do Senhor, servindo, amando-o porque ele nos aceitou em Cristo de novo em sua casa.

CONCLUSÃO

O preço já está pago


Mais links

As viagens do Apóstolo PEDRO – Atos 1:8

Filemom 1:18 – Põe na minha conta

O homem natural não aceita a submissão – Filemom 10-12

ORAÇÃO – Efésios 3:14-15

JESUS É A ALEGRIA DA SALVAÇÃO ‬ – João 16:22

RECONSTRUINDO O TEMPLO EM PRIMEIRO LUGAR – Ageu 1:2

A EDIFICAÇÃO DO TEMPLO DO SENHOR – 1 Crônicas 28:10