CONSELHO DO ESPÍRITO SANTO
Jó 5:8-9 – “Quanto a mim eu buscaria a Deus…”
INTRODUÇÃO
O homem dos nossos dias estão a cada momento se distanciando do Senhor.
A própria Palavra nos diz que nos últimos dias os homens seriam amantes de si mesmo.
DESENVOLVIMENTO
O texto nos fala de uma conversa entre dois homens que estavam vivendo uma realidade diferente um do outro. Jó estava passando por uma grande luta, conflitos que humanamente seriam impossíveis de uma solução e resposta, essa situação é a mesma que de alguma maneira todo homem passa, conflitos da vida.
Diante do quadro exposto, Elifaz dá um conselho a Jó “buscar a Deus”, todo homem tem uma causa que precisa ser resolvida, é a causa da alma; e para esta causa o Espírito Santo aconselha o homem a buscar a Deus.
O detalhe da palavra “causa” é que ela está muito associada ao advogado, quando é que o homem procura um advogado e o porquê? Quando ele entende que pode haver um prejuízo para ele e o mesmo não está capacitado para resolver. Por esta razão o Espírito Santo aconselha a buscar a Deus, pois para a causa da alma do homem somente o Senhor está legalmente capacitado para resolver, o homem tem muitas “causas” que ele vai resolvendo do seu modo, emprego, saúde, família…
Mas há uma causa que o homem não está capacitado para resolver, ” o resgate da sua própria alma”.
Elifaz aqui é um tipo do Espírito Santo que aconselha o homem a buscar a Deus dizendo que Ele faz “coisa grande e inescrutável”, e isso nos fala do que o Senhor Jesus fez, pois “grande” foi o preço pago na cruz e inescrutável foi a sua ressurreição.
CONCLUSÃO
Aceite o conselho do Espírito Santo e busque a Deus entregando a Ele a causa da salvação de sua alma.
Mais conteúdo
A VOLTA DO SENHOR JESUS – Filemom 1:22
MISERICÓRDIA SALVA – Lamentações 3:22
O AVESTRUZ A CEGONHA – Jó 39:13-16
O Mistério da esperança da Igreja – Jó 17:15
Jó 24:7 – Bem aventurado aquele que tem veste de Salvação
Jó 24:7 – A condição espiritual do homem