ASSENTAR A MESA
1 Coríntios 5:7-8
“Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós. Por isso façamos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os asmos da sinceridade e da verdade.”

INTRODUÇÃO

A Palavra de Deus é viva, é atual. Ela orientou o povo do Senhor no VT, orientou a igreja primitiva no NT e orienta também a igreja de hoje, nesta última hora.

DESENVOLVIMENTO

Deus criou a páscoa lá no Egito e disse para que perpetuamente a fizessem em comemoração ao grande livramento que fez pelo seu povo, que para o Egito foi um juízo, mas para o povo do Senhor foi a libertação da escravidão. O pão, o cordeiro, ervas amargosas, o vinho, o sangue…, estes foram citados na celebração da páscoa:

CORDEIRO= JESUS:

“Alimpai-vos”: só o Sangue de Jesus pode nos limpar, para chegarmos diante do altar do Senhor e nos sentarmos com Ele a mesa, ou seja ter comunhão com Ele. Jesus é o “Cordeiro Pascoal, foi imolado.” = agora não era mais o animal, lembramos do que foi dito por João Batista ao batizar Jesus “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. João 1:29.

Louvado seja o Senhor por ter enviado Jesus, o Cordeiro perfeito para derramar o seu precioso sangue e nos conceder o privilégio de sentar a mesa e cear, e se alimentar é desfrutar das maravilhas das operações e do poder do Senhor em nossas vidas. Porque o sangue de Jesus nos purifica, nos trazendo comunhão.
É maravilhoso vermos a operação do Senhor em todos os momentos, o Seu cuidado, o Seu zelo conosco. Ele nos quer na posição de Santificação para assim podermos Ceiar com Ele …. Temos todas as orientações … Judas, Pedro… tiveram o melhor Pastor, o melhor Mestre, o melhor Líder, o melhor Sábio, o melhor Amigo, e mesmo assim falharam.

E mesmo sabendo que Pedro o negaria e que Judas o trairia….na ultima ceia Ele não os deixou de fora, mas chamou a todos. Quem ficar de fora será por escolha própria. Não é pastor e nem Deus q fara isso “cada um examine- se a si mesmo”. Nossas escolhas podem nos impedir de ouvir claramente o nosso Conselheiro, a voz do Senhor, a Sua direção, e também podem nos impedir de estarmos na eternidade. Se formos analisar ninguém tem condição de sentar a mesa com o Pai. mas ele nos convida a cear, nos dá os recursos, hoje é uma nova oportunidade, o Senhor deseja cear conosco.

PÃO = IGREJA CORPO DE CRISTO

“Alimpai-vos, pois, do fermento velho”: o fermento é uma mistura que altera a massa, dando um falso crescimento, pois a quantidade de massa é a mesma, mas as bolhas de ar que se formou, dão aparência de crescimento. O fermento então é tudo aquilo que contamina, é falso e não edifica. E aqui ainda diz “fermento velho” pq misturar, acrescentar é arma antiga do adversário. Lá no Éden Deus deu uma ordem: “De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. “Gênesis 2:16,17 Veio depois o adversário e acrescentou, misturou, dizendo:

“Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.” Gênesis 3:4,5

A oposição veio também contra a igreja primitiva, os irmãos morriam nas fogueiras, nas arenas, mas não negavam a fé, e viram que não conseguia conter o povo de Deus, então fez uma mistura onde todos eram cristãos, mas sem nova forma de vida. A Bíblia nos ensina que não devemos acrescentar nem um til na palavra do Senhor. Lembro da mistura que esta em Mateus 13.33. Acrescentar sem a vontade de Deus é errado, é joio não dá fruto e só serve para o fogo.

“para que sejais nova massa, como sois, de fato, sem fermento.”

A essência do homem quando Deus o criou, era puro, sem pecado, mas com o passar dos anos surgiram misturas, o “fermento” foi acrescentado levedando toda massa, o pecado foi passando de geração em geração e hoje não há um justo, todos foram destituídos da gloria de Deus.
Porém Deus sempre soube que o homem era pecador, mas ele sempre nos dá uma nova oportunidade, pelo amor imensurável que Ele tem por nós, mas chegara um dia que não teremos mais oportunidade, a decisão é hoje
“Cordeiro Pascoal, foi imolado.” vamos comemorar isso, vamos viver novamente a benção de sermos purificados de todo pecado, deixar a falsidade, a mentira, a malícia.

VINHO= ESPÍRITO SANTO:

“e sim com os asmos da sinceridade e da verdade”= o vinho deste mundo traz alucinações, mentiras, contendas, mas Jesus nos deu o doce ES, toda amargura e sofrimento que Ele levou na cruz por nós. Somos felizes, não precisamos das coisas do mundo porque a alegria duradoura e eterna o Espírito Santo nos satisfaz. Por isso, celebramos a festa não como o velho fermento, nem com o fermento da maldade e da malícia”.

A páscoa não é só um dia, pois não podemos esquecer a libertação da escravidão que Deus nos deu. Porque se o pão partido simboliza a igreja corpo de Cristo, o vinho simboliza as bênçãos do ES e o cordeiro simboliza a nossa santificação, então se você vive no corpo, e tem na sua vida experiências com o ES, vive a santificação e o clamor pelo poder do sangue de Jesus, você está vivendo diariamente a Páscoa do Senhor, estatuto perpétuo que vai continuar na eternidade

CONCLUSÃO

Esse é o convite do nosso Deus, sentarmos a mesa com ELE . Sentar a mesa com o rei era para pessoas importantes, convidados especiais, Mefibosete foi chamado para assentar e comer na mesa com o Rei Davi continuamente.

Quando aceitamos o sacrifício de Jesus e fazemos o uso foi clamor por esse sangue precioso, passamos a ter a marca do sangue, tornamos parte da família real, do nosso Rei dos Reis e podemos cear com ELE.

A marca do sangue é que nos identifica.
Maravilhoso é saber que podemos ceiar com o Senhor Jesus todos os dias, quando vamos a sua casa, está uma mesa farta, de alegria, doçura, operação, fortalecimento, avivamento, vitórias e bênçãos sem medida.


Mais links

RECONSTRUINDO O TEMPLO EM PRIMEIRO LUGAR – Ageu 1:2

A EDIFICAÇÃO DO TEMPLO DO SENHOR – 1 Crônicas 28:10

OS QUE ESCAPARAM – Jeremias 51:50

JESUS É A ALEGRIA DA SALVAÇÃO ‬ – João 16:22

NOSSO ALVO – Filipenses 3:14